Prevenção de desastres ambientais mobiliza voluntários

Secas, enchentes, deslizamentos, ciclones, furacões e incêndios florestais são exemplos de calamidades cada mais frequentes no mundo. Com a proposta de chamar atenção a esses riscos ambientais, a Organização das Nações Unidas celebra, sempre na segunda quarta-feira do mês de outubro, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais (12/10). O objetivo da data é colocar em pauta o alerta e a reflexão sobre as formas de prevenção e mitigação de catástrofes agravadas pelo desequilíbrio ecológico, aquecimento global e urbanização desordenada.

Quando ocorre um desastre, o grande desafio é articular com agilidade a rede de apoio para ajudar a reerguer comunidades e socorrer as populações afetadas. A atuação dos voluntários, em apoio à Defesa Civil local e demais entes públicos, é fundamental para multiplicar os esforços nesses momentos.

O voluntário pode ajudar na organização de campanhas de doação ou atuar diretamente no local da tragédia em apoio às vítimas. Estar preparado para ajudar é fundamental. Desta forma se garante maior efetividade às ações do plano de contingência. Para quem tem interesse em apoiar esta causa, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha, uma das maiores redes humanitárias do mundo, oferece cursos online gratuitos, assegurando uma rede de voluntários aptos a atuarem em momentos de gestão de crise.

Outra organização não-governamental considerada referência na atuação durante desastres ambientais é a All Hands Volunteers. Sediada nos Estados Unidades, atua globalmente na reconstrução de locais afetados por tragédias. Em 10 anos de existência, já mobilizou 35 mil voluntários que doaram 175 mil dias de trabalho e impactaram 500 mil pessoas.

Saiba mais:

http://www.cruzvermelha.org.br/cursos-on-line/

https://www.hands.org/about-us/