Jogos Paralímpicos celebram a inclusão pelo esporte

Até o dia 18 de setembro, a chama paralímpica estará acesa na cidade do Rio de Janeiro para marcar a realização dos Jogos Paralímpicos. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional, é realizado a cada quatro anos e reúne atletas com deficiência física, intelectual e visual.

A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1960 em Roma, Itália. A ideia de adaptar as regras desportivas às limitações dos competidores surgiu no período pós-guerra, na Inglaterra, para reabilitação de soldados feridos em combate. A iniciativa fez tanto sucesso que evoluiu de atividade recreacional para competitiva.

Desde então, o esporte se destaca como uma importante ferramenta para inclusão e reabilitação dos deficientes. Diversos projetos sociais são realizados em todo o Brasil com o propósito de proporcionar a participação plena e autônoma dos deficientes na sociedade. As trajetórias de superação e dedicação inspiram, destacando as potencialidades dos atletas. As limitações não impedem o rendimento de alta performance.

A prática esportiva, além de benefícios à saúde, é um importante instrumento para promover o desenvolvimento social, intelectual e a inserção social de pessoas com ou sem deficiência. No dia 22 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A data, instituída em 2012, é celebrada um dia depois do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09).

Conheça alguns projetos e iniciativas que adotam o esporte para inclusão social e se engaje nesta causa.

http://www.add.org.br/index.asp

http://www.novoser.org.br/index.htm