Brasil é o 8° país com mais adultos analfabetos do mundo

Cerca de 12 milhões de brasileiros, com idade acima de 15 anos, são analfabetos. Esses são dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada, em 2014, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números mostram que o total de cidadãos que não sabem ler ou escrever se aproxima ao tamanho da população de São Paulo, maior cidade do país. De acordo com a Unesco, o Brasil é o 8o país com mais adultos analfabetos do mundo.

O Dia Nacional da Alfabetização, celebrado em 14 de novembro, chama atenção para a importância do desenvolvimento de melhores condições de ensino e aprendizagem. Mais do que o ato de aprender a ler e a escrever, a alfabetização garante às pessoas formas ampliadas de compreender, interpretar e produzir conhecimentos.

Melhorar e expandir a qualidade do ensino são desafios complexos. As conquistas obtidas ao longo das últimas décadas só foram possíveis por meio da expansão das políticas públicas e, sobretudo, pela mobilização de milhares de pessoas que fazem da educação uma pauta prioritária para diversas ONGs e entidades do Terceiro Setor.

Independentemente da formação, todos podem se engajar na alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos. Caso você se sensibilize com essa temática, busque uma instituição alinhada ao seu perfil para fazer uma ação de voluntariado. Inspire-se na famosa citação do pedagogo Paulo Freire: “A educação não muda o mundo. Educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo”. Seja um agente de transformação e, por meio da plataforma Oxigenar, engaje mais pessoas nessa causa.