Dia Mundial da Alfabetização
Dia 08 de setembro é o Dia Mundial da Alfabetização. Por isso, neste mês, preparamos uma sugestão de ação sobre leitura, com o passo-a-passo para você organizar com seus colegas.
Troca de cartas
Ler e escrever sempre estão ligados e trocar cartas estimula as duas coisas. Contar sobre si, falar de algo que gosta, contar uma história... em tempos de tecnologia e mensagens curtas, a carta pode ser um mundo novo para crianças e uma redescoberta para adultos.
A ideia da ação é simples: promover a troca de cartas entre crianças, de preferência recém-alfabetizadas, e adultos. As crianças podem ser, por exemplo, os filhos dos colaboradores da empresa que você trabalha ou então crianças de uma instituição social ou escola pública próxima à empresa.
O ideal é que os adultos iniciem as cartas. Dê sugestão de assuntos que eles podem abordar: se apresentar, dizer se tem filhos, contar o que gostava de brincar na infância, relembrar uma história engraçada dessa época, perguntar sobre os gostos e desejos da criança, sobre a escola, família, brincadeiras, etc. É bom sempre estimular respostas da criança.
Ao final da troca de cartas, dentro do período e da quantidade que foi estabelecido, vocês podem promover um encontro com as crianças, numa tarde descontraída com brincadeiras e comidas gostosas.
Passo a passo
-
Veja quem serão as crianças que vão participar da ação. Se forem os filhos dos colaboradores, verifique quem tem filhos alfabetizados dentro da idade escolhida e que queiram participar. Ou então, procure uma instituição social ou escola pública que tenha o público-alvo e apresente a ideia. A troca de cartas pode entrar, inclusive, como um exercício das aulas de português e redação.
-
Abra a ação no Portal e convide seus amigos, colegas e familiares para participar. Veja quem gostaria de iniciar a troca de cartas com as crianças, se comprometendo com a ação.
-
Divida entre os adultos as crianças participantes. O ideal é que um adulto não tenha que escrever mais do que 2 cartas para não sobrecarregar. A sugestão é que não se saiba previamente muito da criança, além de nome e idade, fazendo com que se conheçam através das cartas.
-
Dê sugestões de temas que podem ser abordados nas cartas, estimulando a resposta das crianças. Estabeleça um período para os participantes produzirem suas cartas e te entregarem. Atenção: revisar todas as cartas antes de enviar pode ser um cuidado extra estabelecido com os participantes previamente, evitando assim quaisquer problemas para o grupo e/ou para a empresa.
-
Envie as cartas. Você pode colocá-las nos Correios ou entregar na instituição. O ideal é que os envelopes já tenham o nome da criança, como numa carta comum, tornando a brincadeira mais atrativa para ela.
-
Combine com a instituição os prazos e processo de recebimento das respostas. Uma vez recebidas, distribua entre os participantes.
-
Ao final, se o grupo e a instituição toparem, promova um encontro entre os participantes da ação e as crianças, num momento descontraído. Sugerimos que seja promovido um passeio ou uma visita à instituição com piquenique e brincadeiras.
Lembre-se:
Fotografe a ação e poste os resultados na rede para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Só tenha cautela com a autorização do uso de imagem das crianças antes de publicar as fotos.
Material Necessário
-
Papel e caneta
-
Envelopes de carta
Links úteis
-
Troca de cartas: uma forma de estimular a escrita em sala de aula
-
Troca de cartas entre crianças e idosos cria “amizade de gerações” e termina em encontro emocionante
Bom trabalho! :)