27 de novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer

Com o objetivo de mobilizar a população para o controle do câncer, foi instituído, em 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, mas deve ocupar a primeira posição até 2020. O diagnóstico precoce ajuda no combate à doença e contribui para reduzir a mortalidade.

O câncer pode ser prevenido. Manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e não fumar nem tomar sol em horários críticos são as principais medidas para reduzir as chances de desenvolver a doença. Várias entidades e organizações se mobilizam em rede para ampliar a difusão de informações sobre a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), por exemplo, ajuda os portadores de câncer e suas famílias fornecendo medicamentos, próteses, cestas básicas, fraldas, perucas, suplementos alimentares, atendimento psicológico, fisioterapêutico, nutricional e terapias alternativas, além de palestras e cursos de orientação sobre recursos e direitos. O objetivo é amenizar o sofrimento dos assistidos. A entidade mantém unidades nas cidades de Taubaté, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Vitória, Volta Redonda e Resende.

O Instituto Nacional do Câncer mantém desde 1950 um reconhecido programa de voluntariado. Atualmente, são mais de 600 pessoas engajadas na missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e seus acompanhantes. As atividades são as mais diversas. Caso você tenha interesse em ajudar, inscreva-se para participar desta rede solidária.

A equipe do Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer-GRAACC, tambem é formada por voluntários. Pessoas que doam todo seu amor, carinho, talento e parte de seu tempo, geralmente uma vez por semana durante 4 horas, em diversos setores do GRAACC. Desde 2008, o voluntariado do GRAACC é certificado com o ISO 9001.

Você pode participar e contribuir com o trabalho do GRAACC, atuando em um dos setores, sempre orientado por um profissional da área correspondente.

Mais informações:

http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=257

http://www.gapc.org.br

https://www.graacc.org.br

Para saber mais sobre o Voluntariado do GRAACC, agende uma visita monitorada pelo telefone (11) 5080-8415.