Dia da Árvore estimula iniciativas de proteção ao meio ambiente
Às vésperas da primavera, milhares de iniciativas capitaneadas por escolas, ONGs, empresas e governos celebram, em todo o Brasil, o Dia da Árvore (21/9). A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, criando uma cultura permanente de preservação ambiental.
Essenciais para garantir o equilíbrio climático do planeta, as árvores são derrubadas na maior parte das vezes de forma ilegal. O desmatamento ocorre para ampliação da atividade agropecuária, extração ilegal de madeira e expansão urbana. Entre as consequências deste fenômeno estão o aumento da erosão do solo, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade. Reverter o desmatamento ilegal é um dos principais desafios ecológicos do Brasil e cada um de nós pode contribuir com esta causa.
O primeiro passo é apostar no consumo consciente e sustentável de produtos provenientes das florestas, priorizando materiais que tenham o selo de extração legal. Além disso, existem tambem diversas atividades de voluntariado que estão disponíveis para os interessados na proteção do meio ambiente e biodiversidade. Ações como o plantio de árvores em áreas devastadas ou mutirões de limpeza de parques e florestas urbanas são alguns dos exemplos de engajamento.
O programa de voluntariado da SOS Mata Atlântica, realizado nas escolas públicas da cidade de São Paulo, é uma iniciativa de sucesso. A educação ambiental é promovida de forma lúdica por meio de oficinas e atividades com as crianças, apostando no envolvimento de gerações futuras para a preservação ambiental. Os voluntários também participam de mobilizações, mutirões de limpeza e eventos relacionados à sensibilização de pessoas e comunidades.
Saiba mais sobre este projeto em https://www.sosma.org.br/participe/seja-um-voluntario/.
Você pode cadastrar ou participar de uma ação de preservação do meio ambiente no Portal Oxigenar, ou se engajar em projetos ambientais locais, procurando uma ONG da sua cidade.
Caso tenha mais opções de projetos, compartilhe a sua sugestão conosco.
E-mail: oxigenarwm@institutodacrianca.org.br