BR | Datas comemorativas dão visibilidade à inclusão de pessoas com autismo e síndrome de Down
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 1% da população mundial, o equivalente a aproximadamente 70 milhões de pessoas, apresenta algum transtorno do espectro do autismo e a ocorrência desta condição neurológica tem aumentado. Com o objetivo de chamar atenção, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre este assunto, a ONU considera, desde 2007, a data de 02 de abril como o Dia Mundial do Autismo. Ao longo dos últimos dez anos, diversas iniciativas foram desenvolvidas para aumentar a inclusão das pessoas com autismo e celebrar a diversidade.
Condição permanente, os Transtornos do Espectro Autista (TEA), em geral, se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e por comportamentos repetitivos. Grande parte das pessoas com autismo apresenta notáveis habilidades visuais, artísticas e acadêmicas, sendo, portanto, necessário que se crie um ambiente no qual elas possam desenvolver seus respectivos potenciais e sobressair.
De acordo com a ONU, quase 1 bilhão de adultos e ao menos 93 milhões de crianças vivem com diferentes tipos de deficiência, entre as quais autismo, deficiências psicológicas e intelectuais e associadas ao albinismo. Por isso, é tão necessário melhorar a qualidade de vida e o conhecimento sobre a importância de incluir essas pessoas.
Em alinhamento ao compromisso de ampliar a visibilidade à agenda de diversidade e inclusão, a White Martins patrocina, também neste dia 02 de abril, a 12a CaminhaDown, caminhada promovida pelo RJDown, grupo formado por pessoas engajadas no debate sobre a inclusão de crianças, jovens e adultos com síndrome de Down. Com o lema “Inclusão: direito e dever de todos”, a iniciativa busca valorizar e reforçar a cultura de diversidade e inclusão em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O evento também se junta aos esforços do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21 de março.
Você, colaborador, também pode ser um agente na promoção de uma cultura de inclusão. Busque uma instituição de referência e participe das ações do Oxigenar. Em 2016, a White Martins apoiou, atravês dos seus programas de engajamento comunitário, projetos relacionados à inclusão de autistas, por exemplo. O projeto “Vencendo o autismo”, realizado na Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo, de Pernambuco, foi o vencedor regional do Prêmio Praxair de Engajamento Comunitário da Praxair (PACE). Já o Instituto de Pesquisa Ann Sullivan, do Rio de Janeiro, foi um dos contemplados pelo Edital Oxigenar 2016. Ambas iniciativas foram indicadas por colaboradores da companhia.
Participe da 12a edição da CaminhaDown
Data: 02/04/17
Horário: 9h
Concentração: Hotel Fasano (Arpoador/Ipanema, altura do posto 08)
Valor: gratuito
Saiba mais sobre autismo:
http://www.institutoannsullivan.org.br/