BR | White Martins promove debate sobre equidade racial em celebração ao Dia da Consciência Negra
No próximo dia 22 de novembro, a White Martins recebe, na sua sede no Rio de Janeiro, Alexandra Loras, ex-consulesa da França e ativista em prol da equidade de gênero e raça. Ela vai conversar com os colaboradores sobre os desafios do Brasil para superar a desigualdade racial, em especial, no mercado de trabalho. Loras é idealizadora da plataforma Protagonizo que conecta talentos afrodescendentes com oportunidades de carreira em grandes empresas.
A palestra celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), instituído para promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. A atividade se soma ao conjunto de iniciativas da White Martins baseadas no compromisso empresarial de ampliação da cultura de diversidade. De 2011 a 2017, com a implementação do programa de valorização racial e gênero, a companhia alcançou 32% de negros nos seus quadros.
Garantir a ampliação do número de profissionais negros em cargos de liderança e gestão está na agenda das principais companhias em todo o mundo. A incorporação da diversidade é uma importante estratégia de negócio, capaz de garantir a vantagem competitiva em cenários cada vez mais complexos. No entanto, apenas 5% dos conselhos administrativos das 500 maiores empresas brasileiras têm negros na sua composição, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Ethos.
Um dos projetos da White Martins que, recentemente, obteve grande adesão da comunidade interna é o InspirAR. Neste programa de mentoria voluntária, 20 jovens moradores de comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro são mentorados durante quatro meses por colaboradores da White Martins. Realizado em parceria com o Instituto da Criança e a Comunidade Empodera, o projeto estimula o compartilhamento de experiências. Os mentores orientam os jovens na identificação de seus pontos fortes e no desenvolvimento de habilidades e competências.
Requisitos para ser um mentor do Projeto InspirAR:
Possuir, no mínimo, 15 anos de experiência profissional (não necessariamente na White Martins);
Ter disponibilidade para realizar reuniões mensais com os mentorados.
Para se inscrever, entre em contato com wm_sustentabilidade@praxair.com.